Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Em meio a especulações e expectativas sobre a próxima indicação do presidente Lula para a vaga da presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, o nome do advogado aqui de Curitiba, Luiz Carlos Rocha, o Rochinha, foi cogitado para integrar a Suprema Corte. Não é verdade. É mera especulação.
Rochinha é muito amigo do presidente Lula e foi um dos poucos que visitou o presidente praticamente todos os quase 600 dias em que o petista esteve preso na Superintendência da Polícia Federal do Paraná.
De acordo com fontes do Blog Politicamente, apesar de toda a amizade e gratidão, Lula não vai indicar Rochinha para o STF. Tanto é, que o advogado está com viagem marcada para a França. Semana que vem, ele desembarca na Europa onde deve passar 20 dias de férias.
Os mais cotados hoje para assumir a cadeira da Rosa Weber, que se aposenta no fim deste mês, são o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o advogado-geral da União, Jorge Messias. Destes, a disputa está mais entre Dantas e Messias, com Dino correndo por fora.
Nesta semana, o presidente se encontrou com o ministro Gilmar Mendes e um dos assuntos foi justamente a sucessão de Rosa Weber. Mas a tendência é que Lula deva tomar esta decisão de quem indicar ao STF só no fim do mês. Até lá, Lula tem que resolver outras indicações no Judiciário Brasileiro.
O que se comenta é que nas próximas semanas, Lula vai indicar o próximo Procurador Geral da República (PGR), depois será a vez de decidir quem serão os dois próximos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para só depois indicar o substituto de Rosa Weber.