Advogados que disputam vaga no TJ buscam apoio político

O governador Ratinho Junior recebeu do Tribunal de Justiça do Paraná a lista tríplice com o nome dos advogados que disputam a vaga de desembargador — aberta com a aposentadoria de Regina Afonso Portes. Quase que simultaneamente, começaram a chegar ao Palácio Iguaçu cartas de apoio aos candidatos.

A competição para chegar ao TJ está acirradíssima nos bastidores. Vencida a fase “jurídica”, os três advogados, Luciana Carneiro de Lara, Helena de Toledo Coelho e Alexandre Correa Nasser de Melo, correm agora para conquistar apoios políticos para sensibilizar o governador Ratinho Junior. E vale de tudo. Até a Associação Comercial do Paraná (ACP) entrou no jogo.

O movimento mais recente foi justamente da entidade representativa, que fez chegar aos mãos de Ratinho Junior uma carta manifestando apoio ao nome da advogada Helena de Toledo Coelho. O Grupo Antígona, que reúne mais de 200 mulheres magistradas, defende a nomeação de uma das duas mulheres que estão na disputa — defendendo a necessidade de equidade de gênero no Tribunal de Justiça.

O ofício que pede por Nasser chegou ao governador através de algumas desembargadoras, que não fazem parte do Antígona. Além delas, Nasser tem apoio de peso, capaz de desequilibrar, a seu favor, a competição. A cúpula do Judiciário paranaense, na pessoa do presidente e “padrinho” Luiz Fernando Tomasi Keppen, está com o advogado — além de deputados estaduais influentes no Centro Cívico, em especial no prédio contíguo à Assembleia Legislativa.

Ratinho está ciente deste clima acirrado e, por ora, observa as movimentações e recebe àqueles que vão pedir pelos seus apadrinhados. Mas conta uma boa fonte do Palácio Iguaçu, que o governador deve dar um tempo neste tema e colocar a lista tríplice na gaveta até que os ânimos se acalmem.

 

Foto: Divulgação OAB/PR

Compartilhe nas redes