Advogada do Paraná disputa amanhã no STF uma vaga para o TSE

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) vão eleger, na sessão desta quarta-feira (4), a lista tríplice de advogados indicados para assumir uma vaga de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os três nomes escolhidos serão encaminhados ao presidente Jair Bolsonaro – a quem cabe fazer a escolha.

Quatro candidatos disputam a vaga, entre eles a advogada de Curitiba Rogéria Dotti. Ela é filha do jurista Renê Dotti, falecido em fevereiro do ano passado. Dotti foi um ícone na advocacia paranaense e brasileira.

O presidente do TSE, Edson Fachin, inovou e indicou o nome de dois candidatos e duas candidatas – respeitando assim, disse Fachin, a paridade de gênero. Atualmente são sete os ministros do TSE – todos homens.

O(a) novo (a) ministro(a) escolhido por Bolsonaro vai ocupar a vaga aberta pelo ministro Carlos Velloso Filho que alegou problemas de saúde e pediu, em março, para deixar o cargo. Além dela, estão na disputa a advogada Vera Lúcia Santana Araújo e os advogados Fabrício Medeiros e André Ramos Tavares

Embora as bancas de apostas indiquem André Ramos Tavares como favorito, o Blog Politicamente apurou que emissários do Paraná já conversaram com o presidente Bolsonaro para tentar eleger Rogéria Dotti no cargo. Um desses emissários disse ao Blog que o nome dela foi bem recebido por Bolsonaro.

 

Compartilhe nas redes