Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Até 4 de maio, próxima quarta-feira, é possível tirar o título de eleitor para votar nas eleições de outubro. Muitos famosos e influenciadores têm reforçado a importância do voto dos jovens, mas boa parte ainda não aderiu ao chamamento. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também mostram que em algumas cidades do Paraná o engajamento está sendo maior do que em outras.
Em março, o Paraná conseguiu aumentar em 100% o número de eleitores jovens em comparação com dezembro de 2021, chegando a 54.796 eleitores de 16 e 17 anos. Na maioria das grandes cidades, essa proporção se manteve: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava, por exemplo, ampliaram a faixa de eleitorado jovem de 93% a 119% no mesmo período.
Dentre os grandes municípios, o menor interesse ocorreu em Foz do Iguaçu: o grupo de eleitores com 16 e 17 anos cresceu apenas 83% até março.
Na liderança do engajamento jovem aparecem Ponta Grossa, com alta de 148% no grupo de 16 e 17 anos, Pato Branco (135%), e Francisco Beltrão (130%).
As estatísticas não consideram os jovens com 15 anos que completarão 16 até outubro.
Após o fechamento dos dados de abril será possível estimar melhor o interesse dos jovens nas eleições de outubro. Segundo projeções do IBGE, o Paraná tem 310 mil jovens com idades entre 16 e 17 anos.
O voto para essa faixa etária é facultativo, mas a participação é incentivada de várias maneiras. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por exemplo, realizou campanhas com memes em redes sociais como Tik Tok para atrair o público jovem.
O TRE-PR orienta aos interessados para não deixar a emissão do título para o fim do prazo, pois pode haver congestionamento dos pedidos. Todo o processo pode ser feito via internet, sem necessidade de comparecer ao cartório eleitoral. Podem tirar o título todos que tiverem 16 anos completos até 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições 2022.