Deltan pode lançar a mulher como deputada federal em 2026

Embora ainda haja recurso para o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão de cassação do mandato de deputado federal, a situação de Deltan Dallagnol está praticamente resolvida. Ciente disso, o ex-procurador da República já começa a pensar no destino político após a curta passagem em Brasília.

O Blog Politicamente apurou que Deltan pode lançar a mulher, Fernanda Dallagnol, para disputar uma cadeira na Câmara Federal em 2026 — já que Deltan só poderia voltar a disputar uma eleição em 2030, depois de cumprir os oito anos de inelegibilidade previstos na Lei da Ficha Limpa.

Fernanda não tem qualquer cacoete político, mas todo o processo de cassação do marido a fez repensar sobre a possibilidade. Seria um grande teste para avaliar a capacidade de transferência de voto de Deltan — que na eleição de 2022 foi o campeão de votos com quase 345 mil votos.

Mas até 2026, Deltan quer continuar como um player político. Ele deve assumir um cargo na executiva do Podemos e receber um salário com valor próximo ao que ganhava como deputado federal.

Fora da disputa da prefeitura de Curitiba em 2024, o apoio de Deltan ainda é uma incógnita. O Podemos tem estreitado cada vez mais a relação com Eduardo Pimentel — candidato do governador Ratinho Junior e do prefeito da capital, Rafael Greca. Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, já tem ciência do interesse de Eduardo Pimentel de contar com o partido na coligação.

 

 

Foto: Reprodução Redes Sociais

Compartilhe nas redes