Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O Conselho Superior do Ministério Público do Paraná se reuniu nesta segunda-feira (25) para compor a lista sêxtupla com os nomes de promotores e promotoras que vão disputar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.
A disputa começou com 13 candidatos e agora são seis – três homens e três mulheres. O candidato mais votado foi o promotor de Justiça Eduardo Augusto Salomão Cambi – que, segundo apurou o Blog Politicamente, é o nome que tem o apoio do atual Procurador Geral de Justiça Gilberto Giacoia. Cambi obteve 9 votos.
Simone Lúcia Lorens teve 8 votos, assim como o promotor José Américo Penteado de Carvalho. Com sete votos, ficou a promotora Karina Anastácio Faria de Moura Cordeiro, Maria Aparecida Mello da Silva Losso teve 6 votos e Pedro Ivo Andrade teve 5.
Esta lista sêxtupla será agora encaminhada ao Órgão Especial do TJ do Paraná para que, em sessão aberta, fará a votação para compor uma lista tríplice. Depois, caberá ao governador escolher dos três nomes quem será nomeado para o cargo de desembargador – vaga aberta pela aposentadoria do desembargador Paulo Edison de Macedo Pacheco.
O promotor Eduardo Cambi é de longe, dentre os seis candidatos, o mais novo na carreira no MP. Ele ingressou no órgão em agosto de 2004. A mais antiga é Maria Aparecida Mello da Silva Losso que iniciou a carreira em abril de 91.
Quatro candidatos não receberam sequer um voto: Solange Novaes da Silva Vicentin, Michele Nader, Thadeu Augimeri de Góes Lima e Rodrigo Baptista Braziliano.
O Blog Politicamente mostrou que se de um lado está o candidato apoiado pelo procurador-geral do outro estão representantes de uma ala feminina que busca maior representatividade no tribunal paranaense – no que diz respeito às indicadas pelo MP.