Piana e deputados recebem demandas de prefeitos da região de Maringá

A passagem dos deputados estaduais pela cidade de Maringá, na segunda edição do projeto Assembleia Itinerante, se encerrou na noite de ontem (12) e com ela vieram uma série de demandas entregues pela sociedade civil, entidades dos setores empresariais e do agronegócio para a melhoria e desenvolvimento da região.

Entre as principais reivindicações entregues ao presidente da Assembleia, Ademar Traiano, e dos  1° e 2° secretários, Alexandre Curi e Maria Victória, estão a destinação de R$ 1,5 milhão por mês para custeio do Hospital da Criança de Maringá; a efetivação do Parque Tecnológico de Maringá; a implantação de um campus da UTFPR na cidade; a execução do viaduto de Iguatemi; a construção de uma ponta de ligação entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul; e a consolidação da Região Metropolitana de Maringá.

Expoingá — Ontem (12), durante um encontro na Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) que reuniu os deputados e governador em exercício do Estado do Paraná, Darci Piana, foi entregue um documento com as demandas dos 30 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP).

Os prefeitos da AMUSEP elencaram uma série de reivindicações. Na segurança pública, a associação pediu a destinação de novos policiais para os municípios, melhoria da segurança nas escolas e a volta dos escritórios regionais do ParanaCidade. Na área da saúde, os prefeitos solicitaram a ampliação de leitos nos hospitais, viabilização e flexibilização das cirurgias eletivas, viabilidade de voos noturnos do helicóptero do Samu, além da possibilidade de os consórcios públicos receberem recursos diretos.

Entre outras demandas, na área da infraestrutura, os prefeitos reforçaram a importância da viabilização de projetos de pontes municipais e a pavimentação da PR-547.  As reivindicações foram entregues, em nome de todos os prefeitos, pelo presidente da AMUSEP e prefeito de Ângulo, Rogério Bernardo.

Vamos analisar — Piana afirmou que o governo vai analisar as demandas recebidas pelos prefeitos da região de Maringá. “Vamos analisar todos os itens desta relação, com os respectivos comentários que ouvimos de nossos deputados. Vamos buscar recursos no Banco Mundial para os pequenos municípios. Além disso, quero lembrar de que estamos liberando recursos para mais de 170 municípios com até sete mil habitantes para pavimentação. Por isso, quero me colocar à disposição. Vamos voltar aqui para conversar e falar de que formas vamos atender”, disse.

“São investimentos que vão beneficiar mais de 100 cidades em todo o Paraná. Serão pavimentadas as ruas da área urbana de todos os municípios com até 7 mil habitantes”, pontuou. Além do asfalto, o programa prevê a construção de calçadas, iluminação em LED, galerias pluviais e arborização”, disse a deputada Maria Victória citando o programa de asfaltamento realizado em parceria da Alep com o governo do Estado.

Já o deputado Alexandre Curi, ressaltou o objetivo do projeto Assembleia Itinerante. “Isso dá oportunidade às pessoas que não têm contato direto com o deputado, que não pode estar presente em Curitiba. A Assembleia Legislativa instalada nesta grande e importante cidade do Estado cumpre seu objetivo”, afirmou.

 

Foto: Dálie Felberg/Alep

Compartilhe nas redes