Curitiba: Vereadores criam comissão para discutir licitação do transporte

Por unanimidade, os vereadores de Curitiba aprovaram na sessão desta segunda-feira (3) a criação de uma comissão especial para discutir a nova licitação do transporte público e a tentativa de viabilizar a tarifa zero nos ônibus da capital paranaense.

“Qual é a finalidade? É discutir formas de nós baixarmos a passagem de ônibus em Curitiba e também começar a discutir o novo contrato de concessão do transporte público, porque o atual vai vencer em 2025”, afirmou o vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) — autor do requerimento. “Com o último reajuste da passagem, [para] R$ 6”, completou o parlamentar, “andar de ônibus se tornou inviável” para alguns trabalhadores.

A comissão especial será formada por oito vereadores e terá a duração inicial de 120 dias, prazo que pode ser prorrogado por decisão do plenário. Os líderes agora têm 15 dias úteis para indicar os membros do colegiado, conforme a proporcionalidade partidária, das federações e dos blocos parlamentares representados na Casa.

Para o presidente, Marcelo Fachinello, a Câmara precisa ser “protagonista” do debate do novo edital do transporte coletivo de Curitiba e de outros temas “espinhosos e complexos”.  “Quero colocar a Presidência, através da Mesa Executiva e da Mesa Diretora, à disposição, oferecendo as condições para que de fato essa comissão possa prosperar”, destacou.

Um dos focos da comissão será acompanhar todo o processo do novo contrato com as empresas de ônibus — já que o atual vence em 2025.

 

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Compartilhe nas redes