2024: o agito nos bastidores do Podemos

Está para lá de agitado os bastidores dentro do Podemos do Paraná. O pano de fundo é a disputa pelo comando do diretório da legenda em Curitiba, obviamente, por causa da eleição de 2024.

Deltan Dallagnol, eleito deputado federal do Paraná com mais votos em 2022, está no centro desta disputa política. O Blog Politicamente já mostrou que membros do partido já conversaram com o vice-prefeito de Curitiba e Secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, ensaiando uma possível aproximação para 2024. Pimentel deve ser um dos principais players da disputa pela prefeitura de Curitiba.

O Blog apurou que, logo após vir à tona este encontro, Deltan e Pimentel conversaram e, ao que parece, teriam aparado as arestas. Não é segredo para ninguém que Deltan, até pela expressiva votação, pode também ser um dos candidatos na eleição de 2024 — embora, publicamente, tenha negado a intenção de disputar.

Estratégia — Mas por via das dúvidas, pelo sim pelo não, e até para não ser coadjuvante no pleito do ano que vem, Deltan foi até a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, com uma estratégia: colocar o deputado estadual, Fabio Oliveira, como presidente da legenda em Curitiba. Deltan teria um aliado no comando do diretório municipal e, assim, não seria surpreendido caso decida disputar a eleição majoritária.

A estratégia até então não deu certo. O economista Gustavo Silva Castro, que preside o partido no Paraná e é homem de confiança do ex-senador Alvaro Dias, chegou a ser consultado. A decisão, conta uma fonte, foi contra o interesse de Deltan.

O combinado, diz a fonte, é que o diretório municipal do Podemos deve ficar sob o comando do deputado estadual Denian Couto, tendo o vereador e presidente da Câmara de Curitiba, Marcelo Fachinello, como vice-presidente — este último oficializou na semana passada a migração do PSC para o Podemos. “Fui convocado pelo diretório estadual do partido e aceitei a missão, cuja a tarefa é montar chapa competitiva para eleger pelo menos quatro vereadores em 2024”, comentou Denian.

Ainda é cedo para uma definição política, mas alguns arriscam dizer, até pelo andamento das conversas políticas no Centro Cívico e em Brasília, que a permanência de Deltan Dallagnol no Podemos pode estar com os dias, ou meses, contados. Isso, claro, se o ex-chefe da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) quiser um papel de protagonista na eleição de 2024.

Compartilhe nas redes