PF faz buscas na Câmara e na casa de vereador suspeito de rachadinha

A Polícia Federal cumpre mandados de busca na casa de um vereador e na Câmara Municipal da cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba. Segundo uma fonte do Blog Politicamente, o alvo da ação é o vereador Ricardo Teixeira do PSDB.

A operação, batizada como Três Quintos, apura a prática dos crimes de peculato, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro supostamente cometidos por um vereador da cidade.

As investigações tiveram início com a denúncia de ex-assessores de Ricardo Teixeira, que relataram que o parlamentar teria exigido mais de 60% de seus salários como condição para permanecerem trabalhando em seu gabinete, sendo também obrigados a realizar pagamentos e transferências para terceiros ligados ao político. Prática conhecida popularmente como rachadinha.

Os servidores denunciaram ainda que parte dos valores arrecadados pelo vereador eram utilizados para pagamento de dívidas e compromissos da campanha eleitoral de 2020 — o que deslocou a investigação para a Justiça Eleitoral, que expediu os mandados que estão sendo cumpridos pelos agentes federais.

Ainda segundo a fonte, os mandados foram cumpridos na casa do vereador, na Câmara Municipal e na casa de assessores.

Outro lado — O Blog Politicamente entrou em contato com a Câmara de Araucária e com o próprio vereador Ricardo Teixeira.

Em nota, a Câmara informa que “tendo em vista, que a operação foi exclusiva do gabinete do vereador, não temos informações sobre o fato”. E reforça ainda que “a Câmara não tem nenhuma ligação com o caso”.

O gabinete do vereador Ricardo Teixeira, também por nota, informou que não há informações sobre o ocorrido. “No entanto, assim que houver maiores esclarecimentos acerca do acontecimento a população será devidamente informada”.

O Blog entrou em contato com o vereador, mas o celular estava desligado.

 

 

Compartilhe nas redes