Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, aceitou o convite do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A informação foi confirmada por um integrante do Governo do Paraná.
Ele deve ser anunciado oficialmente na próxima semana como futuro comandante da pasta no estado paulista.
O Blog Politicamente adiantou esta informação mais cedo, que a tendência era que Feder aceitasse o convite.
Conta uma boa fonte do Blog, que Feder conversou ontem com o governador Ratinho Junior anunciando sua decisão.
Questões pessoais, como estar mais próximo de familiares, especialmente dos pais, pesaram na decisão de Renato Feder — além do fato dele querer “alçar voos maiores”.
Quase ministro — Feder já tinha sido cogitado para assumir o Ministério da Educação de Bolsonaro, em junho de 2020, quando Abraham Weintraub saiu do Ministério da Educação.
O presidente Bolsonaro acabou optando por Milton Ribeiro, que mais tarde, dois anos depois, deixaria a pasta sob suspeitas de estar envolvido em um esquema de favorecimento de pastores evangélicos dentro do ministério. Ribeiro acabou preso pela Polícia Federal.
Cota pessoal — Renato Feder era uma aposta pessoal do governador Ratinho. “Era da cota pessoal do governador”, diz a fonte, completando que, por ora, ele não tem um nome para comandar a secretaria da Educação do Paraná. O substituto deve ser anunciado junto com o novo secretariado que vão assumir a partir de 2023.
Um outro membro do governo reagiu de “forma otimista”. “Abre-se uma vaga”, comentou, diante da necessidade de Ratinho encontrar espaços para abrigar os aliados que andaram com ele na reeleição.