Palacianos não comemoraram só a reeleição do governador Ratinho Junior (PSD) e os votos que garantiram mandatos para deputados estaduais e federais da base governista.
Na segunda-feira, pelos corredores da sede do Governo, assessores festejavam também o fracasso das urnas de alguns candidatos. O resultado negativo mais celebrado foi o do deputado estadual Soldado Fruet (Pros), que teve pouco mais de 26 mil votos em sua tentativa fracassada de reeleição. Ele ficou na primeira suplência do Pros. Pelo partido, foram eleito Alisson Wandscheer (41.052) e Samuel Dantas (29.322).
Com base eleitoral na região Oeste, principalmente em Foz do Iguaçu, Fruet foi superado por um estreante na política. O empresário Matheus Vermelho, de 36 anos, se elegeu deputado estadual pelo progressista com pouco mais de 24 mil. Matheus é filho do deputado federal reeleito Vermelho (PL).
O olhar atento ao desempenho de Fruet nas urnas tem motivo. O soldado sempre foi muito crítico ao governo e a partir de 2023 retorna às fileiras da Polícia Militar. Há no Palácio maldosos que querem sugerir uma “promoção” ao Soldado Fruet com uma transferência para a cidade de Jardim Olinda — o menor município do Estado.