Paulo Martins tenta barrar última pesquisa da Globo. TRE nega

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) negou o pedido de impugnação da última pesquisa IPEC, ex-ibope, contratada pela RPC-TV, afiliada da Rede Globo no Paraná. A pesquisa, desta forma, será divulgada no sábado (1) — véspera da eleição.

O pedido para barrar a divulgação da pesquisa partiu do candidato Paulo Martins (PL) que disputa a única vaga ao Senado Federal.

Os advogados da campanha de Martins alegaram “ausência de indicação específica das fontes para cada quesito da pesquisa; a inadequação de determinado parâmetro-fonte adotado pela pesquisa; a gravíssima inconsistência estatística em relação às faixas de renda; e a falta de especificação a respeito da forma de pesquisa e da conferência e checagem”.

Os argumentos, no entanto, não foram acolhidos pela juíza do TRE Melissa de Azevedo Olivas. “A pesquisa em questão obedeceu aos requisitos legais, de forma que não se vê presentes os requisitos da verossimilhança e da urgência, para o deferimento da liminar”, disse a magistrada na sentença que negou o pedido de Paulo Martins.

A malfadada tentativa de barrar a pesquisa a última Ipec/RPC na Justiça Eleitoral só não pior que a mensagem política sinalizada.

Analistas políticos, ouvidos pelo Blog Politicamente,  avaliam que a estratégia de impugnar a pesquisa pode transparecer um resultado não favorável das pesquisas internas. “Possivelmente, o Paulo Martins ainda esteja na terceira colocação, ainda distante de Sergio Moro e Alvaro Dias”, diz uma fonte do Blog. “Neste caso, a ideia seria omitir do eleitor o desempenho dos candidatos ao Senado na última pesquisa, na véspera da eleição”.

A pesquisa Ipec/RPC, que será divulgada no sábado, vai trazer o cenário das disputas ao Governo do Paraná e ao Senado. Do dia 25 de setembro a 01 de outubro, o instituto vai ouvir 1504 eleitores do Paraná, através de entrevistas pessoais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-02084/2022.

Compartilhe nas redes