Alvo dos adversários, Alvaro e Moro se evitaram no debate

O debate da Tv Band com os candidatos ao Senado Federal até que foi animado, mas o grande número de concorrentes e o tempo exíguo não permitiu os tão esperados embates entre Alvaro Dias (Podemos), Sergio Moro (União Brasil) e Paulo Martins (PL) — os três que estão na frente nas pesquisas eleitorais.

O mais ousado entre os três foi Paulo Martins, que ainda buscou, por poucas vezes, é verdade, o contraponto com Alvaro e Moro. Até porque o candidato do governador Ratinho e do presidente Bolsonaro está atrás do senador e do ex-juiz e busca tirar voto dos adversários.

Paulo Martins mirou para Moro e o acusou de trair Bolsonaro, ao deixar o ministério da Justiça atirando contra o Capitão. Citou a tentativa do ex-juiz de disputar a eleição pelo estado de São Paulo — iniciativa negada pelo Tribunal Regional Eleitoral paulista. Ouviu de Moro que ambos têm o mesmo adversário: Lula e o PT.

Depois, deu a entender que Alvaro só visita os municípios do Paraná em período eleitoral, ficando ausente das questões das cidades paranaenses. “O senador tem que trabalhar em Brasília. Se ele estiver aqui, tem que mandar para Brasília”, rebateu Alvaro.

Moro e Alvaro adotaram a mesma estratégia e se evitaram. Não fizeram questionamentos um ao outro — apesar de algumas estocadas durante o debate. “Quem esta na frente não pode dar oportunidade para o rival”, admitiu Alvaro Dias em entrevista ao Blog Politicamente após o encerramento do debate.

Já é sabido que a estratégia de quem esta atrás nas pesquisas é partir para cima dos líderes para tentar desestabilizá-los no debate e, mais importante, na pesquisa. E foi exatamente isso que fizeram Aline Sleutjes (Pros), Desiree Salgado (PDT), Rosane Ferreira (PV): partiram para cima de Moro e Alvaro.

O emedebista Orlando Pessuti preferiu trilhar outra estratégia. Foi quem, por mais de uma vez, pediu aos concorrentes que focassem a discussão nas questões atinentes ao Paraná e deixassem a disputa presidencial Bolsonaro x Lula de lado.

Laerson Matias, do Psol, entrou como franco-atirador. Desde a primeira participação no debate partiu para cima de tudo e de todos. Tentou tirar Alvaro, Moro e Paulo Martins do sério — mas foi em vão. O que conseguiu foi gerar vários memes que inundaram as redes sociais ainda durante o debate.

A duas semanas da abertura das urnas, Alvaro e Moro estão disputando cabeça a cabeça, voto a voto, e já começam a olhar Paulo Martins pelo retrovisor — apesar de ainda um pouco longe. A disputa pela vaga ao senado tem tudo para ser uma das mais disputadas e emocionadas.

 

Foto: Divulgação

Compartilhe nas redes