O Paraná pode contar muito em breve com um Centro de Referência e Pesquisa em Hidrogênio Renovável. O assunto é encabeçado pelos deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Alexandre Curi (PSD) que já iniciaram reuniões com especialistas da Universidade Federal do Estado do Paraná (UFPR).
O tema foi debatido em reuniões, nesta semana na Assembleia Legislativa, com o professor da UFPR Helton Alves — uma das maiores referências no tema no Brasil.
A ideia é construir um Centro para pesquisas aplicadas avançadas envolvendo as Universidades os setores público e privado paranaenses. O Centro foi idealizado pelo professor Helton Alves para integrar os estudos, estimular o desenvolvimento da tecnologia e atrair investimentos nacionais e internacionais.
O hidrogênio renovável é considerado o combustível do futuro. Limpo, proveniente de fontes renováveis, em um processo de baixa emissão de carbono, pode ser utilizado na geração de energia, na produção de combustíveis e na fabricação de fertilizantes.
Há iniciativas sobre o tema sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, pela Federação da Indústria do Estado do Paraná (FIEP) e pela Federação da Agricultura do Paraná (FAEP).
O Paraná conta hoje com uma das legislações mais avançadas no setor. A Política Estadual do Hidrogênio Renovável foi proposta pelos deputados Maria Victoria, Alexandre Curi e Luis Corti (PSB), aprovada por unanimidade na Assembleia e sancionada pelo governador Ratinho Junior.