O vereador Erivaldo da Cruz, do PSB, da pequena cidade de São Tomé, no Noroeste do Paraná, foi preso na manhã desta terça-feira (6) numa operação da Polícia Civil. A suspeita é que o parlamentar tenha envolvimento num esquema criminoso envolvendo membros da diretoria da Associação Municipal dos Servidores de São Tomé (Amusep) — que são investigados pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A polícia suspeita de um esquema de desvio de dinheiro, superior a R$ 339 mil, na destinação de recursos públicos repassados à Amusep — cuja diretoria renunciou coletivamente no início de 2025. O recurso teria sido desviado da associação por meio de fraudes contábeis e contratuais, e movimentados em contas de pessoas físicas e jurídicas vinculadas aos investigados, inclusive com emissão de cheques para custear despesas pessoais dos investigados.
A operação, conduzida pela Polícia Civil de Cianorte com apoio da Deccor (Delegacia de Combate a Corrupção) e da delegacia de Loanda, foi batizada como “Sanguessuga” e cumpriu 15 mandados judiciais, sendo dois de prisão preventiva, quatro de busca e apreensão e outros nove de sequestro de bens móveis, imóveis e valores em contas bancárias. As medidas cautelares foram determinadas pela Vara Criminal da Comarca de Cianorte.
Além do vereador, entre os alvos estão ex-diretores da associação e uma empresa que teria sido utilizada para ocultar a origem ilícita dos recursos. Em janeiro deste ano, toda a diretoria da Amusep renunciou.
Durante a ação policial, foram apreendidos veículos, documentos, mídias digitais, além de determinado o bloqueio de contas bancárias. A Polícia Civil ressalta que as investigações seguem em andamento e que novas diligências poderão ser realizadas com o objetivo de aprofundar a responsabilização dos envolvidos e recuperar o patrimônio público desviado.
Em nota encaminhada à imprensa, a defesa do vereador Erivaldo da Cruz informou que não teve acesso à investigação, reitera a confiança na Justiça e que esta convicta que no decorrer do processo os fatos serão esclarecidos.