Caixa 2: Polícia faz busca na Prefeitura e Câmara de Vereadores no interior
As investigações tiveram início após a circulação de um vídeo contendo diálogos entre agentes políticos mencionando o desvio de verbas para campanhas eleitorais
A Polícia Civil do Paraná cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (25), numa operação que investiga um suposto esquema de caixa 2, desvio de dinheiro, que teria abastecido campanhas eleitorais na eleição municipal de 2024, na cidade de São Miguel do Iguaçu.
De acordo com uma fonte do Blog Politicamente, entre os alvos da operação estão o chefe de gabinete do prefeito Boaventura Manoel João Motta (MDB) e dois vereadores da cidade. É importante frisar que o prefeito não é investigado, nem alvo da ação — que foi coordenada pelo delegado Lucas Américo Magron, da Divisão Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) de Foz do Iguaçu.
Foto: Divulgação PCPR
Os mandados foram cumpridos na sala do chefe de gabinete, dentro da prefeitura, e no gabinete dos dois vereadores — que não tiveram os nomes divulgados.
A ação teve como objetivo apurar possíveis ocorrências de peculato e a utilização de valores não declarados em campanhas políticas. “As investigações tiveram início após a circulação de um vídeo contendo diálogos entre agentes políticos mencionando o desvio de verbas para campanhas eleitorais”, explicou o delegado, por meio de uma nota à imprensa.
A operação contou com a participação de 43 policiais civis e quatro peritos da Polícia Científica do Paraná. Na ação, os policiais apreenderam aparelhos de telefone e computadores, além de documentos e valores em dinheiro. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Eleitoral.