Déjà vu: Sem concorrentes, EPR leva lote 6 com desconto de 0,08%

O cenário se repetiu na B3, na Bolsa de Valores, em São Paulo. Sem concorrentes, o grupo EPR, formado pelas empresas Equipav e Pefin, arrematou nesta quinta-feira (19) o lote 6 das rodovias do Paraná ao oferecer um desconto de 0,08% em relação à tarifa básica máxima de pedágio de R$ 0,17 por km. Ficou, em alguns, a sensação de déjà vu — de quem já viveu esta situação.

Foto: Jonathan Campos/AEN

Não precisa exigir tanto da memória. Em outubro do ano passado, a EPR também apresentou desconto de 0,08% da tarifa, também disputou sozinha, e levou o lote 2 na B3. Ou seja, não houve disputa nos lotes 2 e 6. Foi oferta única: 0,08% de desconto.

O lote 6 prevê a concessão de 662 quilômetros de rodovias, federais e estaduais, que cortam as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. O investimento previsto é de R$ 20 bilhões ao longo de três décadas de contrato — sendo R$ 12,7 bilhões do chamado Capex e R$ 7,4 bilhões de Opex, para manutenção, prevendo a a duplicação de 70% das estradas do trecho.

Serão nove praças de pedágio, que serão instaladas nos municípios de Lindoeste, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Céu Azul, São Miguel do Iguaçú, Ampére e Pato Branco. De acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), os projetos incluem a instalação de câmeras com tecnologia OCR para leitura e reconhecimento de placas, detecção automática de incidentes, painéis de mensagem variável, sistema de pesagem automático e monitoramento meteorológico.

Sem falar na conectividade em toda as rodovias da concessão. Esses contratos também permitirão a migração do sistema de cobrança convencional (praça de pedágio) para o sistema eletrônico de livre passagem (Free Flow), a pedido do Governo do Estado.

Uma das intenções do governo com a concessão é duplicar toda a BR-277 — do trecho de Curitiba até Foz do Iguaçu, até na fronteira com Paraguai e Argentina.

“Este é o trecho com o maior volume de obras de todos os seis lotes do pacote de concessões rodoviárias do Paraná. Isso significa que vamos promover um dos maiores investimentos em infraestrutura da América Latina no Oeste e o Sudoeste paranaense, levando mais segurança viária e produtividade para o Estado”, comemorou o governador Ratinho Junior.

Para a concessão do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná, o estado foi dividido em seis lotes — que são leiloados separadamente. Com a conclusão do leilão do lote 6, restam agora os de número 4 e 5. A expectativa do Ministério dos Transportes é que sejam leiloados em junho ou julho de 2025.

 

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