Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O juiz federal Ricardo Cimonetti de Lorenzi Cancelier deve ser designado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para assumir a 1ª Vara Federal de Paranaguá depois da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que afastou o juiz Sandro Vieira Nunes. Cancelier atua na 10ª Vara Federal de Curitiba. A portaria com a designação será publicada nesta sexta-feira (29).
Sandro Vieira Nunes foi afastado por determinação do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, depois que o nome dele foi citado no relatório final da Polícia Federal que investigou uma tentativa de golpe de Estado — inquérito que tramita na Suprema Corte.
Sandro Vieira Nunes é apontado como um dos personagens envolvidos na elaboração de um documento do Instituto Voto Legal — que continha ataques à credibilidade das urnas eletrônicas. Este documento foi utilizado como base para uma representação feita pelo PL para questionar o resultado do segundo turno das eleições de 2022.
Leia mais: CNJ afasta juiz de Paranaguá citado em inquérito do golpe de Estado
A PF cita que Sandro Vieira Nunes enviou uma mensagem ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, solicitado que seu nome não fosse citado como colaborador do documento usado para questionar o resultado das urnas. Esta mensagem, no entanto, foi encontrada pelos agentes da PF e suposta participação do juiz de Paranaguá acabou vindo à tona.
A PF afirma ainda no relatório que as mensagens mostram que o magistrado Sandro Vieira Nune teria atuado “de forma ilegal e clandestina” no assessoramento ao partido de Bolsonaro.