Marqueteiro utiliza a “mesma estratégia” em eleição de Eduardo e Tiago Amaral

Quem acompanhou de perto a disputa pelo 2º turno em Curitiba e Londrina percebeu semelhanças, mais que isso, praticamente a mesma “estratégia de comunicação”, adotada pelas campanhas de Eduardo Pimentel e Tiago Amaral — ambos do PSD e vencedores no pleito do último domingo.

Quem assinou as campanhas dos eleitos nos dois maiores colégios eleitorais do Paraná foi o marqueteiro argentino Jorge Gerez — que ganhou notoriedade no Paraná com a eleição do governador Ratinho Junior (PSD) em 2018 e na reeleição em 2022. Gerez assumiu o marketing de Eduardo somente no 2º turno enquanto que em Londrina ele começou com Tiago Amaral desde o início da disputa pela prefeitura tendo passado um pequeno tempo afastado na transição do primeiro para o segundo turno.

A estratégia da propaganda política eleitoral no rádio e TV era muito semelhante. O quadro criado para rebater as “mentiras” dos adversários, por exemplo, foi replicado nas campanhas de Eduardo em Curitiba e de Tiago Amaral em Londrina. Até a atriz é a mesma. Só mudava o alvo: Cris em Curitiba e Têre em Londrina — numa referência, claro, a Cristina Graeml (PMB) e Maria Tereza (PP).

O Blog Politicamente já tinha mostrado que o marqueteiro argentino havia feito um CTRL C/CTRL V assim que assumiu o comando da comunicação de Eduardo Pimentel ao “copiar” o slogan do prefeito eleito Renato Silva de Cascavel. Eduardo deixou o mote do “Tá Preparado” para assumir o “Curitiba Unida e para Frente” — reprodução quase fiel do “Cascavel Unida e para Frente”.

Leia mais: Campanha de Eduardo muda: sai “Tá Preparado” e entra “Curitiba unida e para frente”

A máxima imortalizada pelo comunicador Chacrinha foi posta em prática na eleição de Londrina e Curitiba: “Na televisão, nada se cria, tudo se copia”.

 

Compartilhe nas redes