Pesquisa: Elizabeth abre 11 pontos de vantagem sobre Mabel Canto no 2º turno em Ponta Grossa

Por Carol Nery

Uma pesquisa sobre a intenção de votos para a prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, aponta uma diferença de 11,2 pontos percentuais entre as candidatas no 2º turno do pleito municipal de 2024. Segundo levantamento do Instituto Multicultural, divulgado nesta quinta-feira (17), a atual prefeita, Elizabeth Schmidt (União Brasil), está na frente, com 55,6% dos votos válidos, contra 44,4% de Mabel Canto (PSDB). Neste cenário, são excluídos os votos brancos, nulos e não sabe — este é o mesmo critério que a Justiça Eleitoral adota na apuração dos votos.

No estudo anterior do mesmo instituto, divulgado quatro dias atrás, a diferença era de 9,2 pontos percentuais — Elizabeth tinha 54,6% dos votos enquanto Mabel teve 45,4%. Ou seja, as duas se mantiveram estáveis.

Pesquisa Multicultural: diferença é de 11 pontos entre candidatas de Ponta Grossa
Elizabeth Schmidt e Mabel Canto (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

 

Na estimulada, quando os eleitores podem escolher um nome entre a lista de candidatos, a prefeita Elizabeth aparece com 47%, quase dez pontos percentuais à frente de Mabel, com 37,5% — 8% não souberam responder e 7,5% disseram que não votarão em nenhuma candidata ou votarão nulo. Na pesquisa espontânea — quando nenhum nome de candidato é sugerido como opção aos entrevistados –, contudo, Elizabeth soma 42,7% e Mabel 36,1%. Do total, 12,4% não souberam responder e os votos para nenhum, branco e nulo totalizaram 8,7%.

Comparado ao último estudo, Elizabeth aumentou um pouco a distância para Mabel, anteriormente a diferença era de 8,5 pontos percentuais. Elizabeth apareceu com 44% das intenções de votos naquela estimulada, enquanto Mabel teve 36,5%.

A Multicultural também aponta sobre a certeza da decisão pelo voto e 83% dos eleitores ouvidos responderam que não mudarão seu voto — o índice aumentou 2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, que foi de 81%. Na pesquisa atual, os outros 17%, no entanto, disseram que ainda podem mudar o voto.

Elizabeth herda mais votos de eleitores de Aliel e Rangel

O levantamento também analisou para quem deve ir os votos dos candidatos a prefeito que não passaram do primeiro turno em Ponta Grossa. Entre os eleitores que confirmaram o número de Aliel Machado (PV) nas urnas, 52,2% declararam opção de voto em Elizabeth neste 2º turno, e outros 34,8% em Mabel. Por outro lado, 45,5% daqueles que votaram em Magno Zanellato (Novo) manifestaram voto em Mabel e outros 27,3% em Elizabeth. Por fim, entre os que votaram em Marcelo Rangel (PSD), 57,9% dos eleitores preferiram Elizabeth, contra 23,7% que optaram por Mabel.

Metodologia: o Instituto Multicultural entrevistou 1.063 eleitores do município de Ponta Grossa, por amostragem, entre os dias 12 e 14 de outubro. Foram 502 homens e 561 mulheres, com idades entre 16 e 60 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos. Além disso, a confiabilidade dos dados coletados é de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-08679/2024.

 

Compartilhe nas redes