1º programa de TV do 2º turno em Londrina terá padrinhos políticos de um lado e a força da mulher em outro

No primeiro programa eleitoral do 2º turno em Londrina entre Tiago Amaral (PSD) e Maria Tereza (PP) os dois adotaram a estratégia de tentar emocionar o eleitor e, ao mesmo tempo, enaltecer o sentimento bairrista, uma característica local muito forte. O Blog Politicamente procurou as duas campanhas para ter acesso ao primeiro programa eleitoral de ambos — e passa a partir de agora a fazer uma análise da estratégia adotada pelos candidatos na largada do 2º turno em Londrina.

 

Foto: reprodução

O orgulho de pertencer a Londrina está presente no comercial de Tiago Amaral, que conquistou 42,69% dos votos válidos no último domingo (6). O programa começou com imagens mais sombrias, mostrando lugares degradados, para em seguida mostrar uma cidade mais colorida e alegre com a presença de Tiago pelas ruas, bairros e comércio. As cenas são recortes de materiais já exibidos ao longo do primeiro turno.

O material também traz reprises de parte dos discursos de personalidades políticas captados no dia da convenção que referendou o nome Tiago Amaral como candidato. A estratégia, ao que tudo indica, é seguir apostando na guarida dos padrinhos políticos. Entre eles estão o ex-prefeito da cidade, Alexandre Kireeff, a deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), o deputado federal Filipe Barros (PL) e o senador Sérgio Moro (União).

O governador Ratinho Junior (PSD) reaparece dizendo que Tiago será “a maior referência em gestão pública do nosso estado e do nosso país”. O apresentador Ratinho também está presente, afirmando que Tiago “vai cuidar melhor dos nossos pobres, das pessoas que precisam do prefeito”.

 

É chegada a hora de tirar a esquerda do poder. É chegada a hora da direita governar a nossa cidade de Londrina

 

Outra recordação é o comício realizado no fim de agosto com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O futuro do município estará nas mãos desse jovem aqui do meu lado”, enfatizou Bolsonaro. O deputado federal por Minas Gerais, Nikolas Ferreira (PL), também entra no momento lembranças em outro comício realizado em setembro.

As criações feitas especificamente para o segundo turno surgem no último minuto do programa, quando Tiago aparece agradecendo os mais de 113 mil votos, frisando as palavras que deverão ser muito usadas até o dia 27, último dia de campanha no rádio e na TV: Deus, Londrina e família.

Outra aposta da campanha é seguir polarizando o campo político na cidade, entre direita e esquerda, por mais que sua adversária não tenha ligações diretas com o campo da esquerda. “É chegada a hora de tirar a esquerda do poder. É chegada a hora da direita governar a nossa cidade de Londrina”, concluiu o candidato

  • Leia mais:

Londrina e Ponta Grossa terão 2º turno; veja resultados em 13 grandes cidades do Paraná

Apesar do parentesco, primo de Belinati não conseguiu vaga na Câmara de Londrina

Tereza e a aposta na força da mulher

Diferentemente do seu oponente, Maria Tereza (PP) traz um programa com uma produção nova, com foco no público feminino. A estratégia se justifica considerando que 52% dos eleitores da cidade são mulheres. Outro ponto interessante é que no último domingo (6), entre as candidaturas que mais receberam votos para a Câmara Municipal, três foram de mulheres.

Foto: reprodução

 

A nova tática de marketing também tira a palavra professora para deixar apenas Maria Tereza no destaque da sua marca. Se a intenção é a de trazer uma imagem de uma mulher mais ligada à condição do cargo pretendido, é possível que o resultado seja positivo. O único homem com espaço no primeiro programa é o candidato a vice, Eduardo Tominaga (PP). Vale destacar que o programa busca mostrar uma certa independência de Maria Tereza, sem a presença do prefeito Marcelo Belinati.

Na abertura do seu primeiro programa, Maria Tereza aparece ao lado de duas senhoras: sua mãe, Maria Regina e de Marlene Belinati, mãe do atual prefeito da cidade, Marcelo Belinati, ambas professoras.

 

Eu tenho uma prefeita que parece minha mãe. Que cuida da cidade como cuida da família

 

O apelo emotivo, voltado ao papel da mãe, é claro. Maria resume a história de dona Marlene que perdeu o marido quando Marcelo ainda era um bebê. “Um exemplo de mulher londrinense”, destaca a candidata.

Maria Tereza apresenta sua mãe com um exemplo de mulher de fé. “Ela cuida da minha avó com muito carinho e ora por mim todos os dias”, declara a candidata. “Uma mulher de fé é capaz de tudo e você será uma excelente prefeita para Londrina”, diz.

Diante da participação das mães, Maria Tereza reforça o discurso em relação às mulheres afirmando que quer ser prefeita para que os londrinenses possam dizer que “eu tenho uma prefeita que parece minha mãe. Que cuida da cidade como cuida da família”.

O vídeo ainda traz a participação de uma série de mulheres que ocupam funções públicas, como a atual secretária municipal de Educação, Mariana Bianchini, e a vereadora eleita Flávia Cabral (PP).

Maria Tereza também agradece os mais de 62 mil votos recebidos e também apela para a paixão dos moradores por Londrina que hoje “vivem numa cidade livre da corrupção e dos conchavos, das negociatas, das máfias”.

Compartilhe nas redes