Aperto de mãos: Cristina e Eduardo se cruzam pela 1ª vez após resultado das urnas

Por Carol Nery

Poucas horas após se consagrarem vencedores do primeiro turno das eleições municipais de Curitiba, neste domingo (6), em uma disputa bastante acirrada, os candidatos à prefeitura Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) tiveram o primeiro encontro — por acaso. Foi durante compromissos políticos nesta segunda-feira (7), que os dois acabaram se esbarrando. Afinal, não há tempo a perder nesta retomada das campanhas eleitorais para a decisiva disputa pelo segundo turno, dentro de 20 dias.

Aperto de mãos: Cristina e Eduardo se cruzam pela 1ª vez após resultado das urnas em Curitiba
Eduardo Pimentel e Cristina Graeml (Foto: Reprodução/@cbncuritiba)

 

E se houve uma tentativa de desencontro entre o vice-prefeito e a jornalista na visita de ambos à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, após a divulgação do resultado, para as entrevistas coletivas, desta vez o “esbarrão” foi inevitável.

Ambos foram convidados para estar ao vivo, na Rádio CBN Curitiba, esta manhã, e se cruzaram pela primeira vez depois do resultado, em um dos ambientes da emissora. Cristina chegava e Eduardo saía do local. O vice-prefeito teve a iniciativa de estender a mão e a jornalista correspondeu ao cumprimento. Com sorrisos um tanto quanto “amarelos”, o encontro ficou restrito ao rápido aperto de mãos.

O mesmo, contudo, não aconteceu na noite anterior, no TRE. Cristina foi a primeira a atender aos jornalistas na sede da Corte Eleitoral. Ao terminar a breve entrevista, a candidata do PMB deu uma cutucada no adversário, em alto e bom tom: “Recebi a informação agora que o candidato do sistema só chega aqui depois da minha retirada”. E finalizou: “Pode vir, Eduardo Pimentel, não vai ter cadeira”, reagiu ela, por fim — se referindo ao episódio entre José Luiz Datena e Pablo Marçal, este seu apoiador declarado, durante um debate em São Paulo.

Cristina largou na frente e Pimentel virou perto do fim

Após Cristina iniciar a apuração dos votos vencendo com uma diferença pequena, por boa parte da apuração das urnas, Pimentel virou e terminou o primeiro turno na liderança, com 33,51% dos votos válidos, um total de 313.347 votos. Foram 21.824 votos à frente de Cristina, que encerrou a primeira etapa da eleição com 31,17% dos votos, totalizando 291.523.

Aperto de mãos: Cristina e Eduardo se cruzam pela 1ª vez após resultado das urnas em Curitiba
Eduardo Pimentel e Cristina Graeml (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

 

A partir das 17h desta segunda os candidatos já podem colocar suas campanhas nas ruas novamente. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV serão retomadas na sexta-feira (11). Cada candidato terá, portanto, cinco minutos para defender sua candidatura. A exibição será até o dia 25 de outubro e a votação em segundo turno acontecerá no dia 27 de outubro. Além de Curitiba, os eleitores irão às unas novamente em Londrina e Ponta Grossa.

Compartilhe nas redes