Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O candidato a prefeito de Cascavel Renato Silva (PL) abriu vantagem sobre os concorrentes na disputa pela prefeitura da cidade e flerta com a chance de vencer a eleição já no próximo domingo — 6 de outubro. A possibilidade, no limite da margem de erro, está na divulgação dos números da pesquisa IRG, contratada pela Tv Independência, que mostram o candidato do PL pode liquidar a fatura já no 1º turno. Renato Silva alcançou 40,5% das intenções de voto — a seis dias do pleito. Enquanto seus adversários somam juntos 46,1% — descontando os votos brancos e nulos, que é como a Justiça Eleitoral totaliza os votos. Ou seja, está no limite da margem de erro, que é de 4% para mais ou para mesmo. Renato pode ter entre 36,5% e 44,5%, já os concorrentes juntos 42,1% e 50,1%.
Nestes últimos dias, o candidato do prefeito Leonaldo Paranhos e do governador Ratinho Junior tem que subir nas pesquisas e alcançar 50% dos votos válidos mais um — logo seus concorrentes precisam desidratar. Neste fim de semana, Ratinho comandou uma carreata pelas ruas da cidade ao lado de Renato Silva para impulsionar a candidatura do aliado.
A pesquisa IRG indica que Renato foi o único que cresceu na estimulada — quando comparado com o levantamento feito em agosto pelo mesmo instituto. Renato saltou de 28,5% para 40,5%. Edgar Bueno (PSDB) caiu de 26% para 19,7%, enquanto que o progressista Marcio Pacheco variou negativamente dentro da margem de erro: tinha 22% e agora tem 19,3%. A candidata do PT Professora Liliam apareceu agora com 6,5% e na sondagem anterior tinha 8,5%.
Na espontânea, quando o entrevistador não apresenta o nome dos candidatos, todos cresceram, mas só Renato Silva foi além da margem de erro: foi de 13% para 30,5%. O tucano variou de 11,5% para 14,7%, Marcio Pacheco de 11,5% para os atuais 14,3% e a petista que tinha 4,30% em agosto, agora apareceu com 5,3%. O porcentual de quem disse que ainda não sabe ou não declarou está em 31,7%. A rejeição de todos ficou estável dentro da margem de erro, sendo que a petista é a mais evitada pelos eleitores, com 29,8%.
Apesar da possibilidade de 1º turno, a bolsa de apostas no Palácio Iguaçu está mais para uma eleição em dois turnos. A dúvida é contra quem Renato Silva vai disputar a prefeitura de Cascavel: se o ex-prefeito tucano Edgar Bueno ou o deputado estadual Marcio Pacheco.
Metodologia: A pesquisa IRG está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PR-007475/2024. Foram entrevistados 600 eleitores entre os dias 25 a 29 de setembro de 2024. A pesquisa tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 4% para mais ou para menos.