Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
A seis dias para as eleições municipais, o Instituto Paraná Pesquisa indica que Silvio Barros (PP), irmão do secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros – o patrono do Progressistas no Paraná – será eleito no 1º turno com 58,6% dos votos, considerando a margem de erro de 3,8% para mais ou para menos. Aliás, Maringá deve ser a única cidade, entre as sete do Paraná com a possibilidade de ter dois turnos, a definir a eleição já no próximo domingo. Londrina também alimenta esta possibilidade — de acordo com as pesquisas reveladas até o momento, mas a menos de uma semana da abertura das urnas a aposta maior é na Cidade Canção.
A liderança de Barros é apontada tanto na pergunta espontânea quanto na estimulada. Quando o nome dos candidatos são apresentados para os entrevistados, Silvio Barros lidera com 58,6% dos votos, seguido de Edson Scabora (PSD), atual vice-prefeito da cidade, com 20%, Humberto Henrique (PT) é o terceiro com 6,5%, Evandro Oliveira do (PSDB) soma 1,8% e Pastor José (Mobiliza) 0,8%. Não sabe ou não respondeu são 5,9%.
Na espontânea, quando o nome dos candidatos não é mostrado, Barros também lidera com 39,6% e Scabora segue na segunda posição com 10,7%. Os que não responderam são 38,5% e os que não votariam em nenhum, neste caso, ou optaram pelo voto em branco ou nulo, são 6,2%.
A maior rejeição registrada pelo Instituto Paraná Pesquisa foi a do candidato Humberto Henrique com 34,5%. Scabora tem 23,8% e o Pastor José tem 18,6%. Silvio Barros soma 18% de consultados que dizem não votar de jeito nenhum. Evandro Oliveira somou 13,9%.
A pesquisa avaliou ainda a opinião da população em relação a atual gestão. Os que consideram a administração ótima e boa somam 45,5%. Os que aprovam o governo chegam a 56,2%. Apesar dos números positivos, o prefeito Ulisses Maia (PSD) não conseguiu decolar a candidatura de Scabora.
Se os dados se confirmarem, Silvio Barros vai assumir a prefeitura da cidade pela terceira vez. Ele ocupou o cargo em duas gestões consecutivas entre os anos de 2005 e 2013.
Metodologia: O levantamento da Paraná Pesquisa, que está registrada no TSE sob o número PR-03428 2024, ouviu 710 eleitores entre os dias 26 e 29 de setembro de 2024. A pesquisa tem grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,8% para mais ou para menos.