Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Por Carol Nery
O candidato a prefeito Manoel Salvador (PSDB) e a vice Mauro Rodrigues (Avante), que disputam a prefeitura de Arapuã, no Centro-Norte do Paraná, foram surpreendidos por tiros de arma de fogo, na noite desta segunda-feira (23). Dois disparos atingiram a traseira da caminhonete Hilux que era conduzida pelo candidato a prefeito, que é conhecido como Mané Salvador, quando ambos passavam por uma estrada rural que liga o distrito de Romeópolis a Arapuã. Ninguém ficou ferido.
O caso aconteceu por volta das 20h. Mané Salvador e Mauro Rodrigues acionaram a Polícia Militar (PM) e registraram um boletim de ocorrência. Eles disseram às autoridades que retornavam de um compromisso de campanha eleitoral e não acreditam em uma tentativa de assalto. De acordo com o delegado Erlon Ribeiro da Silva, da 54ª Delegacia Regional de Ivaiporã, foi aberto um inquérito para apurar os fatos.
“Inicialmente, instauramos o inquérito policial, para apurar a dinâmica dos fatos. Hoje [terça, 24] pela manhã estivemos no município de Arapuã e Distrito de Romeópolis colhendo indícios, ouvindo as vítimas, ouvindo as testemunhas. A princípio, as vítimas conduziam o veículo no sentido ao município de Arapuã, quando, por volta de 20h, perceberam um dos disparos atingiu a parte traseira da caminhonete e, em seguida, a motocicleta teria se evadido do local”, disse Silva.
O delegado Erlon Ribeiro da Silva considera a possibilidade de crime patrimonial, mas não descarta motivação política contra os candidatos de Arapuã. Por isso, segundo ele, a Polícia Civil agora tenta identificar quem foram os autores dos disparos e qual a verdadeira motivação. Uma das medidas será uma perícia detalhada da Hilux atingida pelos tiros.
“Diante das circunstâncias, achamos, por bem, apreender o veículo, para que seja periciado. Tendo em vista que o fato envolve candidato a prefeito e vice, inicialmente se cogita possível motivação política. A princípio não se pode confirmar nem descartar essa motivação política”, declarou o delegado.
Silva revelou ainda que questionou os candidatos à respeito de eventuais desavenças e ameaças anteriores. “Eles negam. Ficaram surpresos com os fatos ocorridos na noite de ontem e desconhecem qualquer fato que possa ter conotação política anterior”.
O município de Arapuã tem 3 mil habitantes. Mané Salvador foi vereador por um mandato e é ex-prefeito da cidade, eleito em 2012. Em 2020, concorreu novamente à prefeitura, mas perdeu a eleição para o atual prefeito Deodato Matias (MDB). Mané e o vice Mauro Rodrigues disputam a prefeitura de Arapuã contra Soeli Souza (MDB) e a vice Carla Salvador (MDB).