Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
A menos de duas semanas para a eleição em Campo Largo é impossível arriscar um desfecho da disputa pela prefeitura da cidade da região metropolitana. O prefeito Maurício Rivabem (PSD), que concorre à reeleição, conta com a máquina pública e o apoio do governador Ratinho Junior, mas a campanha dele não deslanchou. A mais recente pesquisa eleitoral, divulgada pelo Instituto Arbeit Pesquisa, mostra um cenário de empate técnico tanto na espontânea quanto na estimulada entre o prefeito e Christiano Puppi (PP) — filho do ex-prefeito Marcelo Puppi e principal adversário de Rivabem.
Na estimulada, Christiano Puppi aparece com 28,9% dos votos, enquanto o prefeito Rivabem soma 26,1%. Como a pesquisa tem uma margem de erro de 5% para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. Jean Naiser, em terceiro na pesquisa, tem 13,5% das intenções de voto enquanto que Edson Basso (PSB) aparece com 3,92% e Lino Petry (PV) com 2,09%. O porcentual de indecisos é de 20,1%, o que deixa a disputa completamente em aberto. Brancos, nulos e nenhum, são 5,22%.
Já na espontânea, Puppi esta numericamente à frente, mas a diferença para o prefeito está dentro da margem de erro. O candidato do PP aparece com 15,4% e Rivabem foi lembrado por 14,8%. O resultado da espontânea chama a atenção, e é motivo de preocupação no Palácio Iguaçu, porque normalmente o eleitor tem o nome do atual prefeito mais fresco na memória. Neste caso, o principal adversário foi mais lembrado que Rivabem.
Fechando a pesquisa espontânea, Jean Naiser alcançou 8,36% e Lino Petry e Edson Basso apareceram com 1% cada. Não sabem ou não opinaram, totalizam 59,27%.
Outro ponto de reflexão no QG de Rivabem é o índice de rejeição. De acordo com a pesquisa, o prefeito lidera entre os rejeitados, com 21,4% — porcentual muito maior que Puppi, que teve 8,6%. Jean Naiser aparece com 7% de rejeição e Lino Petry com 6,7%.
De todos os entrevistados, 51,9% dizem que não vão trocar o voto — porém, 22,7% admitem a possibilidade de mudar de opinião. É mma margem significativa que poderá definir a eleição na capital paranaense da louça.
Apesar dos números da intenção de votos não darem preferência para nenhum dos candidatos, quando o eleitor de Campo Largo é perguntado sobre quem poderá vencer o pleito, Rivabem é citado por 42,5% enquanto que Christiano Puppi por 28,9%.
A eleição deste ano em Campo Largo marca aos olhos dos eleitores da cidade a ruptura do grupo político que venceu em 2020 — com o ex-prefeito Marcelo Puppi como prefeito e Rivabem como vice. Antes de assumir de fato a prefeitura, Marcelo Puppi foi uma das muitas vítimas da Covid-19. A partir daí, ainda nos bastidores, o grupo começou a rachar e a eleição de outubro colocou um holofote nesta cisão.
Metodologia: A pesquisa foi realizada no dia 21 de setembro e ouviu 383 pessoas. A confiabilidade do estudo é de 95% e a margem de erro é de 5% para mais ou menos. A pesquisa está registrada no TSE com o número PR-07437/2024.