Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Por Carol Nery
A candidata a prefeita de Guaratuba, no Litoral do Paraná, Fernanda Monteiro (PSD), que tem o apoio do atual prefeito, Roberto Justus (PSD), lidera a corrida eleitoral no município com 46% das intenções de votos, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (17), encomendada pela TV Band Paraná. Em segundo lugar, aparece o candidato Maurício Lense (Podemos), com 34% das intenções de votos, seguido de Professor Renato Marin (PV), com 3,8%, e Almir Capelão (PMB), com 2%. Não sabe/Não respondeu somam 6,4% e brancos e nulo somam 7,8%. O resultado é referente à pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.
É a segunda boa notícia nesta semana para Fernanda Monteiro, já que nesta segunda-feira (16) a Justiça de Guaratuba deferiu a candidatura da sucessora escolhida pela família Justus — após o Ministério Público Eleitoral dar parecer contrário à presença dela na eleição de 2024.
Fernanda Monteiro e Maurício Lense (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)
No levantamento espontâneo, quando não é dada nenhuma alternativa de resposta aos entrevistados, Fernanda Monteiro aparece com 28% das intenções de votos, sgeuida de Maurício Lense com 17,6%, Evani Justus, que já foi prefeita e é a atual vice na chapa do Podemos, apareceu com 0,8%, o candidato do PV teve 0,4%, e Almir Capelão 0,2%. Outros nomes citados aparecem com 0,4% dos votos e brancos e nulos somam 6%.
Dois dados chamam a atenção na pesquisa espontânea: quase metade (46%) dos guaratubanos ainda não sabem em quem votar e que ninguém citou o atual prefeito, Roberto Justus — já que na espontânea é normal que eleitores citem o nome do atual gestor, mesmo não podendo concorrer ao terceiro mandato consecutivo.
O Paraná Pesquisas também consultou a opinião pública sobre os candidatos mais rejeitados. Fernanda Monteiro (PSD) tem o maior percentual, 22%. Depois, aparece empatados os candidatos Maurício Lense (Podemos) e Professor Renato Marin (PV), com 18,6%. Almir Capelão (PMB) teve 16,8% da rejeição. Poderia votar em todos teve 28,8% e Não sabe/Não respondeu, 7,2%.
Os eleitores também avaliaram a administração de Roberto Justus (PSD). A pesquisa mostra que 58,6% dos entrevistados disseram aprovar a gestão do atual prefeito. Enquanto isso, 37,4% responderam desaprovar e 4% não opinaram ou disseram que não sabem. Do total, 46,4% consideram o trabalho Bom (32,4%) ou Ótimo (14%); 27,8% avaliam como Regular; e 24% consideram Péssima (14%) ou Ruim (1o%). Não sabe/não opinou somaram 1,8%.
Metodologia: A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º PR-02167/2024. A coleta de dados aconteceu entre os dias 13 e 16 de setembro de 2024 junto a 500 eleitores de Guaratuba. A pesquisa tem um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,5% para mais ou para menos.