PT lança cartilha Tarifa Zero para estimular candidatos. Será que Ducci embarca?

Por Carol Nery

O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou nesta segunda-feira (16) o lançamento da cartilha Tarifa Zero: Embarque nessa ideia com o PT, para estimular seus candidatos nas eleições municipais a defenderem o passe livre no transporte público. “Mais do que garantir a locomoção para todas as pessoas, a Tarifa Zero proporciona que cidadãs e cidadãos possam acessar à plenitude de serviços e espaços públicos e privados, que, por uma questão econômica, não estão acessíveis”, destaca um trecho da publicação.

PT lança cartilha para estimular que candidatos defendam tarifa zero. Será que Ducci embarca?
Ônibus biarticulado, em Curitiba (Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba)

 

Em Curitiba, onde é ampla a discussão sobre o valor da tarifa de ônibus e a viabilidade da isenção, o candidato do partido do presidente Lula é Luciano Ducci, do PSB, que já se mostrou favorável à medida, em entrevistas durante a campanha. Porém, depende!

Ducci (PSB) afirmou ao Blog Politicamente, nesta segunda-feira (16), que não teve acesso à cartilha do PT, mas acredita na proposta desde que haja a revogação e edição de leis que criem o sistema único de mobilidade urbana e fundos de mobilidade.

“Tarifa zero é meta mobilizadora, eu defendo. Mas só é possível com mudanças legislativas importantes e reorganização de todo o sistema. Só o orçamento municipal não dá conta. Se houver mudanças legislativas, aí sim dá para fazer”, declarou.

Para Ducci, a tarifa zero poderia funcionar como domingueira. “É super viável, como já acontece em São Paulo, como também ter integração temporal e tarifa mais justa e acessível”, disse ao Blog.

Tarifa Zero é economia para consumo de produtos e serviços, diz cartilha

A cartilha do PT diz que a tarifa zero traz benefícios como diminuição de circulação de veículos e a diminuição da poluição. Além disso, segundo a cartilha, aumento de arrecadação tributária, “pois o dinheiro poupado pelas famílias se transforma em consumo de produtos e serviços, dando mais dinamismo às economias locais”.

O livro recomenda aos candidatos que construam um “pacto social em torno da tarifa zero”. Entre as fontes de financiamento para custear o benefício, a cartilha sugere vale transporte, parcelas do IPVA e parte das multas de trânsito.

A cartilha diz que são 116 as cidades brasileiras que adotam a tarifa zero, atualmente. Entre os municípios com maior população e que adotaram a tarifa zero é Paranaguá, no Litoral, do Paraná, com 145 mil habitantes. Há mais 14 cidades no estado nas quais a tarifa do transporte é zero. Entre elas estão Cianorte, Clevelândia, Ibaiti, Ivaiporã, Faxinal, Matinhos, Pitanga, Palmas, Quatro Barras e Wenceslau Braz.

 

Compartilhe nas redes