Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Após um mês do início oficial da campanha eleitoral, o aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral recebeu 39.549 denúncias de possíveis propagandas irregulares em todo o Brasil. Os dados foram obtidos pelo Blog Politicamente (BP) na manhã desta segunda-feira (16) no painel de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vale destacar que os números são atualizados constantemente.
O Pardal é uma ferramenta que permite a qualquer cidadão registrar irregularidades eleitorais. Para isso, basta baixar o aplicativo disponível nas lojas dos sistemas Android e IOS.
O Paraná ocupa a quinta posição entre os estados com maior quantidade de denúncias com 2.928 ocorrências, sendo que a maior parte — 1871, são de possíveis irregularidades praticadas por candidatos a vereador. 591 são contra candidaturas de prefeito, 27 de vice-prefeitos e 440 contra partidos e coligações.
A cidade com maior quantidade de reclamações é Curitiba com 279 registros. Guarapuava, localizada na região central do estado, vem em seguida com 193. Já entre as cidades com possibilidade de segundo turno, sem contar a capital, Foz do Iguaçu lidera o ranking com 178 registros. Maringá vem na sequência com 172 denúncias. São José dos Pinhais tem 132, Cascavel registrou 55 e Ponta Grossa apenas 36.
81% dos apontamentos feitos no Pardal tratam de irregularidades praticadas de várias formas, geralmente nas ruas das cidades. Apenas 19% têm relação direta com a internet, principalmente nas redes sociais.
Todas as denúncias, muitas acompanhadas de links e imagens são encaminhadas para o juizado eleitoral que representa a localidade que original o registro. Pelo aplicativo, o eleitor pode acompanhar o andamento da denúncia.