Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Atualizado às 17h09
Começa na próxima quarta-feira (20) e termina no dia 5 de agosto o prazo para a realização de convenções partidárias destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a presidente e vice- presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual.
No Paraná, alguns partidos já começaram a definir as datas. O primeiro a marcar foi o PP de Ricardo Barros. Os progressistas vão realizar a convenção no dia 23 de julho, em Londrina, Norte do Paraná. A convenção vai reunir os seis deputados estaduais, os seis federais, 22 prefeitos, 33 vice-prefeitos e mais de 300 vereadores de todas as regiões do Estado.
No mesmo dia 23, o PT, do pré-candidato ao Governo do Paraná Roberto Requião, fará a convenção de forma híbrida (virtual + presencial na sede do PT). A dúvida permanece no nome que vai disputar o Senado Federal pelo PT. Os petistas ainda tentam seduzir o ex-prefeito de Curitiba e atual deputado federal Gustavo Fruet (PDT), mas a resistência tem sido grande. A tendência é que Fruet busque a reeleição e o PDT lance Ricardo Gomyde para o Senado, com o objetivo de dar palanque ao pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes.
Dois dias depois, na segunda-feira (25), é a vez do MDB que vai realizar a convenção num restaurante em Santa Felicidade, em Curitiba. A legenda não vai lançar candidato ao governo do estado, mas vai com chapa completa: Senado, deputados federais e estaduais. O ex-governador Orlando Pessuti foi o nome escolhido para disputar a única vaga ao Senado Federal.
O PSD do governador Ratinho Junior, que busca a reeleição, marcou para o dia 30 de julho. A convenção será realizada no Expotrade, em Pinhais. A formação completa da chapa ainda é guardada a sete chaves — principalmente o posto do candidato ao Senado. O Blog Politicamente já adiantou que hoje o atual cenário mostra que o escolhido será o atual senador Alvaro Dias (Podemos) numa grande estratégia envolvendo o Palácio da Alvorada para vencer o ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil).
No mesmo dia 30, é a vez do PDT, que fará a convenção na sociedade Dom Pedro, em Curitiba.
E falando em União Brasil, a legenda vai fazer a convenção no dia 3 de agosto.
Os demais partidos ainda não informaram ou divulgaram as datas.
A convenção pode ser feita no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha das candidatas e candidatos nas convenções, as siglas poderão solicitar o registro das candidaturas perante a Justiça Eleitoral. A federação de partidos registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também está habilitada a participar das eleições, sendo que, neste caso, as convenções deverão ocorrer de forma unificada, como a de uma única agremiação.