Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Por Carol Nery
O primeiro levantamento estimulado do Instituto Paraná Pesquisa, após os registros e início de campanha destas eleições municipais de 2024, traz o candidato Silvio Barros (PP) na liderança da corrida pela prefeitura de Maringá. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (19).
O estudo aponta 57% das intenções de votos para o ex-prefeito Silvio Barros (2005-2008/2009-2012). O índice aponta uma eleição em primeiro turno com vitória do irmão do deputado federal Ricardo Barros (PP), caso as intenções se confirmem nas urnas, em outubro.
Na segunda posição, aparece o candidato do governador Ratinho Junior e do prefeito Ulisses Maia, Edson Scabora (PSD), com 15,4% das intenções de votos, à frente de Humberto Henrique (PT), com 7%; Evandro Oliveira (PSDB), com 3,8%; e o Pastor José Santos (Mobiliza), com 1%. 6,9% não responderam ou disseram que não sabem em quem votar.
Na pesquisa espontânea (confira tabela abaixo), porém, quando o nome dos candidatos não são apresentados aos eleitores, o índice de intenções de votos para Silvio Barros diminui e fica em 25,6%. No entanto, o progressista segue com folga na liderança na corrida eleitoral, seguido por Edson Scabora (4,6%), Ulisses Maia, que é prefeito e não pode se reeleger, Humberto Henrique (PT), com 1,8%, Evandro Oliveira, com 0,6%. O dado chama a atenção, já que, em tese, quem deveria ser mais lembrado é o prefeito — que administra a cidade a quase oito anos.
Ainda na pesquisa espontânea, 55,9% responderam que ainda não sabem em quem vão votar — uma margem considerável do eleitorado que ainda não definiu o voto.
O instituto mediu ainda a rejeição dos candidatos. O atual vice-prefeito é quem aparece no topo: Edson Scabora (24,2%), seguido de Silvio Barros (23,7%), Humberto Henrique (20,6%), José Santos tem 15,6% e o tucano Evandro Oliveira 15,1%.
O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aconteceu por meio de entrevistas pessoais com 710 eleitores, no período de 15 a 18 de agosto. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de 3,8 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número PR-02892/2024.