Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Paraná escolheu durante a sessão desta segunda-feira (11) os três advogados que vão disputar a vaga de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Eram 11 os concorrentes ao cargo.
Gustavo Swan Kfouri foi o mais votado no primeiro escrutínio com 59 votos. A lista foi então composta por Andrea Sabbag de Melo, 56 votos, e Julio Jacob Junior obteve 46 votos no segundo escrutínio.
O que chamou a atenção foi a ausência de Roberto Ribas Tavarnaro na lista tríplice — já que era tido como favorito na disputa. Ele conseguiu 35 votos.
O Blog Politicamente apurou que a ausência tem relação direta com uma disputa política. O presidente do TJ, José Laurindo de Souza Netto, teria conversado pessoalmente com alguns desembargadores para “enfraquecer” a campanha de Tavarnaro.
O pano de fundo é foi a eleição para a presidência do TRE , realizada em novembro de 2021, que elegeu o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura para o biênio 2022-2023. Laurindo Netto teria apoiado outro candidato e Tavarnaro teria apoiado Coimbra de Moura.
Formada a lista tríplice, os três nomes serão encaminhados para o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) que fará a escolha do próximo juiz do TRE paranaense.
O Blog Politicamente mostrou mais cedo que, na mesma sessão, o Tribunal Pleno do TJPR formou a lista tríplice dos candidatos do Ministério Público do Paraná que concorrem a vaga de desembargador do tribunal.