Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Por Carol Nery
O governador paranaense Ratinho Jr, junto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deixou às pressas, no início da tarde desta sexta-feira (9), o 11º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece no Espírito Santo. Eles seguiram juntos para o interior de São Paulo, para acompanhar as ações de resgate após o desastre com um avião da VoePass, que decolou de Cascavel, no oeste do Paraná.
O bimotor ATR-72 caiu em uma área residencial no bairro Capela, em Vinhedo. Havia 62 passageiros dentro da aeronave — 58 passageiros e 4 tripulantes — e não há sobreviventes.
Ratinho Jr lamentou a tragédia. “É um dia triste. Todo acidente aéreo é uma fatalidade que choca todo mundo, por não ser uma coisa que está dentro da normalidade. Então, estamos muito tristes. Falei com alguns colegas parlamentares que representam Cascavel, há uma comoção na cidade”, disse o governador.
Freitas afirmou que está sendo montado um gabinete de crise composto pelo governo federal, pelo governo de SP e pela Força Aérea Brasileira. “A gente está mobilizando a Defesa Civil ”, afirmou.
O governo do Paraná decretou luto oficial de três dias pela tragédia com o avião de Cascavel no interior de São Paulo.
O Cosud reúne governadores e cerca de 700 participantes entre secretários estaduais, gestores públicos e técnicos dos sete estados das duas regiões. Ratinho é presidente do Cosud. O encontro do Consórcio tem como temas centrais a necessidade de adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e a continuidade do debate das edições anteriores sobre a segurança pública. O evento estava marcado para acabar no sábado (10.ago.2024), mas foi encerrada em solidariedade às vítimas do acidente.