Ratinho e Bolsonaro lideram pesquisa no Paraná

Bolsonaro presidente e Ratinho governador. Este é o cenário de momento captado pelo Instituto IRG de pesquisa junto aos paranaenses ouvidos por telefone. O resultado da sondagem foi divulgado no fim da tarde desta segunda-feira (4).

O presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceu com 45,8% das intenções de voto, contra 32,6% de Lula seguidos por Ciro Gomes (6,1%) do PDT, a emedebista Simone Tebet (2,8%), Pablo Marçal do Pros (1,5%), André Janones do Avante (0,9%) e do pré-candidato do Novo Felipe D’ Ávila (0,6%). Dos entrevistados, 6,9% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 2,7% afirmaram que não sabem ou não quiseram responderam.

No Paraná, a pesquisa indica vitória de Ratinho Junior (PSD) já no 1 turno. O governador que busca a reeleição obteve 46,4% dos votos na pesquisa. Roberto Requião do PT apareceu com 19,6%. Em terceiro ficou o ex-juiz federal Sergio Moro (União) que teve o nome testado em pesquisa eleitoral para o governo do Estado pela primeira vez. Moro foi lembrado por 12,9% dos eleitores entrevistados. Flávio Arns (Podemos) ficou com 4,6% e o tucano César Silvestri Filho com 2,9%. Professora Ângela Machado do PSOL e Zé Boni do PTC tiveram respectivamente 0,9% e 0,7%. Dos entrevistados, 7% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 5% afirmaram que não sabem ou não quiseram responderam.

Num segundo cenário, sem Moro e os candidatos do Psol e PTC na disputa, tanto Ratinho, quanto Requião e Silvestri Filho crescem nas intenções de voto, mas o governador liquida a fatura no 1 turno. Nesta configuração,  Ratinho apareceu com 56,5% contra 23,5% do petista e 5,8% do pré-candidato do PSDB. 10% disseram que não votariam em nenhum dos três e 4,3% não sabem ou não responderam.

Senado Federal — O instituto IRG perguntou também ao eleitor paranaense em quem ele votaria para a única vaga ao Senado Federal em disputa nesta eleição de 2022. O senador Alvaro Dias (Podemos), que busca a reeleição, foi lembrado por 32%. Moro vem em segundo com 22%. Paulo Martins, deputado federal pelo PR, teve 7%, seguido do petista Dr. Rosinha (6,3%), Aline Sleutjes do Pros (3,5%), Guto Silva do PP ficou 3,1%, Orlando Pessuti com 3%, Valdir Rossoni do PSDB teve 1,9%, Elton Braz do PCdoB com 0,4% e por fim a pré-candidata Desiree Salgado do PDT que teve 0,2%. De todos os entrevistados, 12,9% disseram que não votariam em nenhum destes e 7,6% disseram que não sabem ou não responderam.

Aprovação —  Dos 1500 eleitores do Paraná ouvidos pelo instituto de pesquisa, 67,7% responderam que aprovam a gestão do governador Ratinho Junior. 28,6% disseram que desaprovam e 3,7% disseram que não sabem ou não responderam.

Metodologia — O IRG fez 1500 entrevistas no Estado do Paraná e a margem de erro máxima para o total da amostra é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE PR-03374-2022 e BR- 06776-2022.

Compartilhe nas redes