Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O PT do Paraná começa a semana com algumas certezas e uma dúvida. Após confirmar o nome de Hermas Brandão (PV) para a vice na pré-candidatura de Roberto Requião ao Governo do Paraná, a cúpula petista volta todas as suas forças e articulações políticas para o PDT.
O deputado estadual Arilson Chiorato, que vai coordenar a campanha de Lula no Paraná e participará da coordenação política da campanha de Requião, disse ao Blog Politicamente que estão marcadas para os próximos dias reuniões com os pedetistas. Na pauta, a vaga ao Senado Federal. O nome do deputado federal Gustavo Fruet é o preferido pelos petistas, mas diante da resistência, o PT paranaense já aposta num plano B — que atende pelo nome de Goura Nataraj, deputado estadual que concorreu a prefeitura de Curitiba em 2020.
Fruet já deu sinais que deve declinar o convite do PT, inclusive já teve uma reunião no Palácio Iguaçu com o governador Ratinho Junior (PSD) quando comunicou que o PDT deve se dedicar às eleições proporcionais. Mas o PT vai insistir para que o PDT indique um nome ao Senado e com isso trazer a legenda para o guarda-chuva — que já conta com o PCdoB e o PV. Esta tentativa de namoro entre PT e Fruet é antiga, mas que nunca teve uma correspondência por parte do pedetista.
Hermas — Enquanto aguarda por uma resposta do PDT, o PT, além de confirmar Hermas Brandão como vice na chapa de Requião, definiu no fim de semana durante encontro estadual do partido 25 pré-candidaturas para Câmara Federal e 43 pré-candidaturas para a Assembleia Legislativa do Paraná.
A indicação de Hermas Brandão já era dada como certa. O Blog Politicamente antecipou esta movimentação política — assim como o dossiê montado pela equipe de marketing e de inteligência do front da campanha de reeleição de Ratinho Junior.
”O PT vive um momento decisivo em sua história, iremos apresentar nosso programa e nossos pré-candidatos e pré-candidatas que irão ajudar Lula e Requião a recuperaram o Paraná e o Brasil que estão sendo destruídos pelas gestões de Ratinho Jr e pelo governo Bolsonaro”, disse Chiorato.
Durante o encontro estadual do PT, Requião destacou que, caso eleito, vai recuperar as empresas públicas do estado. ”Companheiros, vamos recuperar nossas empresas, a capacidade de investimento do estado e colocar o governo a serviço das pessoas que mais precisam, mas para isso, precisamos também termos um presidente que nos estenda a mão para nos ajudar nesta batalha, e elegermos também, uma grande chapa de deputados e deputadas”, disse.
Além da aprovação dos nomes para a chapa majoritária e proporcional, o encontro estadual do PT do Paraná aprovou uma moção de solidariedade ao vereador de Curitiba cassado Renato Freitas, que perdeu seu mandato por conta da participação em uma manifestação antirrascista em frente a uma igreja na capital paranaense.