São José dos Pinhais: o desempenho dos pré-candidatos nas redes sociais

Por Carol Nery

O desempenho dos pré-candidatos da cidade de São José dos Pinhais nas redes sociais é o tema desta segunda reportagem que revela a performance dos concorrentes à prefeitura da região metropolitana. Nesta quinta-feira (25), o Blog Politicamente (BP) mostrou a situação dos postulantes à prefeitura de Ponta Grossa no mundo digital. Neste sábado (27), o BP vai trazer os dados dos concorrentes à prefeitura de Londrina e no domingo será a vez do desempenho dos pré-candidatos à prefeitura de Curitiba.

Redes Sociais: como os pré-candidatos de São José dos Pinhais estão performando?

As eleições da maior cidade da região metropolitana representam um marco para a história eleitoral local. Pela primeira vez, os eleitores poderão definir o nome que assumirá a prefeitura para a próxima gestão em um segundo turno. Isso porque São José dos Pinhais alcançou a marca de 200 mil eleitores, tornando-a apta de acordo com o que prevê a Constituição Federal. A cidade está com 222.701 eleitores — 11 mil ou 4,91% a mais do que nas eleições de 2022.

A partir de modernas ferramentas digitais, foi possível a obtenção dos dados, em total consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O BP avaliou a presença dos pré-candidatos no Facebook e Instagram. A análise levou em conta os critérios de público e engajamento entre os dias 22 de junho e 23 de julho de 2024 comparando a movimentação dos 30 dias anteriores.

O levantamento aponta ainda os assuntos que mais provocam reações, porém o BP não mediu o sentimento da interação, ou seja, se foi positiva ou negativa.

Veja como estão os pré-candidatos de São José dos Pinhais, em ordem alfabética

Redes Sociais: como os pré-candidatos de São José dos Pinhais estão performando?

 

Público: Número total de seguidores ou curtidas na página do candidato em cada rede social.

 

Redes Sociais: como os pré-candidatos de São José dos Pinhais estão performando?

Engajamento: Número total de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets) nas postagens dos candidatos.

Geraldo Mendes (União)

O deputado federal Geraldo Mendes teve um aumento significativo no Instagram de 34%, alcançando 12.855 seguidores — o que resultou em um total de 10.920 interações. No Facebook, onde tem 19.913 seguidores, o crescimento foi de 17% e somou 6.478 interações. As publicações sobre saúde e educação, assim como política e parcerias, foram as mais eficazes nas redes do pré-candidato do União Brasil.

Nina Singer (DEM)

A atual prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, apresentou crescimento expressivo de engajamento tanto no Instagram (16%) como no Facebook (110%). Destaque para a primeira plataforma, com 24.168 seguidores, que registrou um total de 31.590 reações, compartilhamentos e comentários. No Facebook, com 24.840 seguidores, foram 4.804 reações. Os posts sobre obras e infraestrutura, orgulho local e vida pessoal foram os que fizeram mais sucesso nas redes da pré-candidata à reeleição nos últimos 30 dias.

Wilson Cabelo (PT)

O vereador Wilson Cabelo teve um aumento significativo no engajamento no Instagram, apesar de não aumentar o número de seguidores (1.666). O crescimento foi de 48%, especialmente devido a postagens críticas e de denúncia, totalizando, portanto, 1 mil interações. Ao contrário dos oponentes, não foi possível levantar os dados de engajamento do vereador no Facebook, pois o perfil do petista é particular e não uma página pública. Os posts sobre saúde pública e reuniões organizativas, assim como críticas à administração local, foram os mais populares.

 

Compartilhe nas redes