Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O Instituto de Pesquisa Vérita registrou na Justiça Eleitoral uma pesquisa diferente. Além do cenário da disputa pela prefeitura de Curitiba, o instituto antecipa a corrida eleitoral de 2026 ao apresentar aos eleitores curitibanos nomes de oito postulantes ao Palácio Iguaçu e outros oito à presidência da República.
A pesquisa começou a coletar os dados no domingo (21) e encerra as 1.002 entrevistas no próxima quinta-feira (25) — quando a sondagem eleitoral deve ser divulgada.
No cenário na capital paranaense, além da pesquisa espontânea, o instituto testa o nome de 11 pré-candidatos: Andrea Caldas (Psol), Beto Richa (PSDB), Cristina Graeml (PMB), Eduardo Pimentel (PSD), Goura Nataraj (PDT), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (SD), Maria Victória (PP), Ney Leprevost (União Brasil), Roberto Requião (PMN) e Samuel de Mattos (Pstu). Não há simulações de outros cenários nem de eventual 2º turno, assim como não há medição da taxa de rejeição.
A Vérita vai avaliar os serviços públicos de Curitiba, a gestão de Rafael Greca, do governador Ratinho e do presidente Lula — além do potencial de transferência de votos do atual prefeito da capital.
Mesmo distante das eleições de 2026, mas com o xadrez eleitoral de 2024 sendo formatado com olhos para 2026, o instituto de pesquisa projeta a disputa pela sucessão de Ratinho Junior no Iguaçu com oito candidatos: Beto Richa, Darci Piana (PSD), Deltan Dallagnol (Novo), Flávio Arns (PSB), Professor Oriovisto Guimarães (Podemos), Rafael Greca (PSD), Requião (PMN) e Sérgio Moro (União Brasil).
No cenário da corrida eleitoral pelo pleito presidencial, a Vérita simula a disputa entre Ciro Gomes, Eduardo Leite, Fernando Haddad, Lula, Michele Bolsonaro, Ratinho Júnior, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Tarcísio de Freitas. O resultado, portanto, estará viciado, já que Ratinho é o governador do Estado e a sondagem eleitoral será feita “dentro do quintal” dele — assim como a mesma pesquisa traria Tarcísio na liderança em São Paulo, Caiado em Goiás e Zema em Minas.
Metodologia: O instituto vai ouviu 1.002 eleitores em Curitiba. A pesquisa foi registrada sob o número PR-03068/2024, tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro estimada 3,5% para mais ou para menos.