A saída de Valdemar Jorge (Novo) do governo Ratinho Junior era dada como certa. A coisa mudou. Conta uma boa fonte do Iguaçu que o companheiro não ficará a pé. O anúncio oficial da minireforma deve ser feito ainda nesta sexta-feira (3).
Ele deixa a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, para dar lugar a Everton Souza, mas seguirá na administração Ratinho Junior. Se nada mudar, Valdemar Jorge será confirmado na presidência da Fomento Paraná, no lugar de Heraldo Neves — que por sua vez, vai para uma diretoria do BRDE.
A mudança de planos envolvendo Valdemar Jorge tem relação direta com a decisão de Deltan Dallagnol de não disputar a prefeitura de Curitiba em outubro. No café da manhã oferecido por Ratinho e Eduardo Pimentel nesta semana no Palácio Iguaçu, Deltan não deu pistas de que desistiria — pelo menos, não agora.
Mas ficou claro aos presentes no café da manhã que a preocupação tanto de Deltan quanto da direção do Novo era com o futuro político de Valdemar Jorge. Todos concordavam que falar em vice para Valdemar era um passo maior que a perna. A própria permanência numa secretaria de Estado já era um projeto ambicioso.
É consenso que Valdemar Jorge precisa trilhar seu próprio caminho político e o plano é para 2026, quando ele disputará uma cadeira na Câmara Federal pelo Novo. Até lá, para não ficar pé, Ratinho decidiu mantê-lo no governo, mas num cargo de 2º escalão.