Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Apesar da barulhenta e sempre aguerrida base do PT, inflamada pelas redes sociais, defenderem candidatura própria à prefeitura de Curitiba na eleição de outubro, a presidente nacional do partido, a deputada federal Gleisi Hofmann, disse com todas as letras que a posição da direção nacional e também o entendimento do presidente Lula é que o melhor caminho é uma aliança com Luciano Ducci, do PSB.
“Nós avaliamos que o melhor passo para o PT em Curitiba seria uma aliança e apoiar Luciano Ducci”, afirmou Gleisi em alto bom som, nesta quarta-feira (13), durante entrevista à Rádio Banda B e ao Blog Politicamente.(ouça a declaração)
Ela comentou que é legítimo o PT querer candidatura própria, citou nomes como dos deputados Zeca Dirceu e Carol Dartora, mas que o partido, depois da campanha presidencial vitoriosa de Lula em 2022, está concentrando forças na manutenção da frente ampla tanto para as eleições municipais como na disputa de 2026. “Este é o propósito do nosso do partido e no Paraná e em Curitiba não é diferente”.
“Nós temos aí hoje, ente os partidos que disputaram junto conosco (a eleição presidencial), o PSB apresentando candidatura de Luciano Ducci que aparece bem colocado nas pesquisas”, comentou Gleisi, citando costuras entre PT e PSB em outros estados do país.
“O PSB pediu nosso apoio em Recife, Palmas e Curitiba onde eles estão melhores colocados que a gente. E nós pedimos apoio a eles para Belo Horizonte, Natal e Juiz de Fora onde nós estamos mais bem colocados. Nós temos que olhar para Curitiba dentro deste conjunto de articulações porque isso tem implicação muito grande na reeleição do presidente Lula em 2026”, completou.
Sobre a vice de Ducci, Gleisi afirmou que é mais do que legítimo o PT apresentar uma sugestão de nome. Ela confirmou conversas com o deputado estadual Goura, do PDT, mas acha muito difícil que o partido abra mão da indicação de vice na chapa encabeçada por Ducci.