Ex-deputado atravessa rua e ganha cargo na Casa Civil
Até então lotado no gabinete de Ademar Traiano (PSD), na Assembleia Legislativa, o ex-deputado estadual Emerson Bacil, do União Brasil, atravessou a rua e a partir deste mês vai dar expediente na Casa Civil do governo Ratinho Junior.
O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (9). Apesar de falar aos mais próximos que pensa em disputar a eleição para a prefeitura de São Mateus do Sul, na eleição de outubro, o cargo na Casa Civil pode indicar o contrário. Quem comanda a prefeitura lá é Fernanda Garcia Sardanha — eleita em 2020 pelo PSD do governador Ratinho Junior.
O Blog Politicamente apurou que a nomeação Bacil não foi uma negociação envolvendo o União Brasil, ou seja, teria sido uma articulação pessoal do ex-deputado.
Bacil foi eleito deputado estadual em 2018 pelo PSL com pouco mais de 17 mil votos. Ele entrou na Assembleia graças à enorme votação feita por Fernando Francischini, que na época fez mais de 427 mil votos impulsionado pela eleição de Jair Bolsonaro para a presidência da República.
Apesar de em 2022 dobrar a votação, chegando aos 35 mil votos, BAcil acabou não sendo eleito — ficando na suplência do União Brasil.