Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Se a disputa para a prefeitura de Curitiba fosse hoje, a eleição de 2024 seria uma das mais disputadas já vistas na capital do Estado. Luciano Ducci (PSB), Ney Leprevost (União Brasil) e Eduardo Pimentel (PSD) aparecem tecnicamente empatados, dentro da margem de erro, na grande maioria dos cenários simulados pelo Instituto Paraná Pesquisa.
Pela primeira vez, o instituto simulou um eventual 2°turno entre os três. Ducci (44%) venceria o vice-prefeito de Curitiba (31,7%). Eduardo Pimentel (32,4%) também perderia para Ney (41,8%) e na disputa entre Ducci e o candidato do União Brasil, os dois aparecem empatados dentro da margem de erro da pesquisa: o candidato do PSB teria 40,4% e Ney 35,1%.
Alguns dados da pesquisa chamam a atenção. A ascensão de Fernanda Dallagnol, esposa do ex-deputado federal Deltan Dallagnol, entre o eleitorado Curitiba. Completamente desconhecida, até a cassação do marido e a filiação no Novo, ela alcança 8,4% num dos cenários pesquisados — atrás de Ducci (25,2%), Ney (21,2%), Eduardo (16,7%) e Paulo Martins (11,1%). O desempenho do ex-deputado federal Bolsonarista, com dois dígitos na sondagem, também recoloca Paulo Martins no páreo.
O ex-prefeito e ex-governador Beto Richa (PSDB) apareceu bem em um dos cenários — embolado também na dianteira. O tucano foi lembrado por 13,5% dos curitibanos ouvidos na pesquisa — empatado com Ducci (16,2%), Ney (16%), Eduardo (12,5%), Paulo Martins (8,4%), Maria Vitoria (5,6%), Goura (5,1%) e Fernanda Dallagnol (4,7%).
A ducha de água fria em Beto Richa vem no fim da pesquisa, quando o eleitor é questionado em quem não votaria de jeito nenhum. A rejeição do tucano é de 50,8% — metade dos curitibanos ouvidos pelo Paraná Pesquisa. Goura tem rejeição de 12%, 11,7% dizem que não votam em Ducci, 9,3% em Ney, 8,9% na progressista Maria Victória e Eduardo Pimentel é rejeitado por 8,5%.
Governos municipal, estadual e federal — Não houve alteração significativa da avaliação do eleitor curitibano dos governos do prefeito Rafael Greca, do governador Ratinho Junior e do presidente Lula. A variação foi dentro da margem de erro. Greca e Ratinho continuam bem avaliados, na casa dos 70%. Já o presidente Lula segue com índice de desaprovação no patamar de 50%.
Metodologia — O Istituto Paraná Pesquisa ouviu 845 eleitores de Curitiba entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2023. O grau de confiança da pesquisa é de 95% com uma margem de erro estimada de erro de aproximadamente 3,4%.