Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Os deputados estaduais votam na sessão desta terça-feira (28) da Assembleia Legislativa os projetos de lei que concedem título de cidadão honorário do Estado do Paraná para o ex-presidente Jair Bolsonaro e aos ministros do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli e André Mendonça.
Como estão previstas duas sessão plenárias, os projetos devem ser aprovados já em 1° e 2° discussões. A proposta de homenagem para Bolsonaro partiu dos cinco deputados do PL, Marcel Micheletto, Delegado Jacovós, Gilson de Souza, Ricardo Arruda e Gilberto Ribeiro — além do progressista Soldado Adriano José.
A proposta de conceder título de cidadão honorário para o ministro Dias Toffoli é antiga, datada de 2018 de autoria do presidente Ademar Traiano, Luiz Cláudio Romanelli, ambos do PSD, e do ex-deputado estadual Plauto Miró. Já os deputados Alexandre Curi e Alexandre Amaro propuseram a homenagem ao ministro André Mendonça — que foi indicado por Bolsonaro para a cadeira do STF.
A maior discussão em plenário deve ficar em torno da proposta de homenagem a Jair Bolsonaro. Os deputados do PT devem votar de forma contrária à concessão do título ao ex-presidente. Com relação aos ministros da Suprema Corte, a aprovação deve ser unânime.
Como Bolsonaro estará em Curitiba nos dias 15 e 16 de dezembro, os deputados do PL vão tentar entregar o título ao ex-presidente numa audiência na Assembleia Legislativa.