81% aprovam os três primeiros meses da gestão Eduardo Pimentel

A pesquisa também mostrou que 80,2% dos curitibanos aprovam gestão de Ratinho e 67,4% reprovam a administração de Lula

O curitibano reagiu positivamente aos primeiros três meses de gestão do prefeito Eduardo Pimentel na prefeitura de Curitiba. A primeira pesquisa de avaliação do governo é extremamente favorável. Divulgada nesta segunda-feira (14) pelo Instituto Paraná Pesquisa, o levantamento mostra que 81% dos eleitores da capital aprovam a administração e 14,7% desaprovam.

Uma boa fonte do Blog Politicamente, conta que existia um certo temor no Palácio 29 de Março deste descolamento da imagem do ex-prefeito Rafael Greca, mas após 100 dias, o resultado foi bastante positivo e comemorado.

“Estou muito feliz, agradeço a confiança e a parceria dos curitibanos. Vamos redobrar o trabalho”, disse Eduardo Pimentel.

O perfil que mais aprova a gestão de Eduardo Pimentel é do eleitor de 35 a 44 anos, do ensino médio e da população não PEA (População Não Economicamente) — pessoas não classificadas como ocupadas e desocupadas. O prefeito foi mais bem avaliado pelo público feminino.

Para 63,1% dos curitibanos ouvidos na pesquisa, a administração de Eduardo Pimentel é boa ou ótima e 8,8%% consideram ruim ou péssimo.

Ratinho e Lula

O Paraná Pesquisa também mediu a aprovação da gestão do governador do Paraná, Ratinho Junior, e do presidente Lula em Curitiba. 66,6% acham a administração de Ratinho ótima ou boa, enquanto 10% classificam como ruim ou péssima. A aprovação do governador em Curitiba chega a 80,2% e quem desaprova soma 16,8%.

Os eleitores homens, de 45 a 59 anos, com ensino fundamental e não PEA são os que mais avaliam positivamente a gestão de Ratinho.

Os dados colocam Ratinho Junior como um excelente cabo eleitoral na capital paranaense, maior colégio eleitoral do Estado, que pode ser determinante no processo de sucessão no Palácio Iguaçu — além, claro, de impulsionar o governador no projeto nacional.

O desempenho de Ratinho é o melhor resultado desde março de 2024 — quando começou a ser medido pelo Paraná Pesquisa.

Se para Ratinho a pesquisa é muito boa, para o presidente Lula ela é péssima. O petista foi eleito em 2022 com os votos de 35,22% da população de Curitiba. A realidade mudou em quase três anos — muito impulsionada pela questão econômica do país, que vive incertezas com a desvalorização do real frente ao dólar e a alta da taxa de juros e da inflação sentida nos supermercados.

Dos curitibanos ouvidos, só 18,5% consideram a gestão do presidente da República como ótima ou boa, enquanto 56,7% avaliam como ruim ou péssima. A administração de Lula no terceiro governo é desaprovada por 67,4% dos eleitores de Curitiba que responderam à pesquisa. Somente 29,3% disseram aprovar o governo Lula 3.

Este é pior momento de Lula desde março de 2024 quando o instituto começou a aferir a aprovação do presidente. O melhor desempenho do petista junto aos curitibanos foi no final dos primeiros três meses de gestão, quando 37,1% os curitibanos disseram que aprovavam a administração de Lula.

Metodologia:

O Paraná Pesquisa ouviu 810 eleitores em Curitiba entre os dias 06 e 09 de abril de 2025. O levantamento tem um grau de confiança de 95% e margem estimada de erro de aproximadamente 3,5% para mais ou para menos.

Blog politicamente