18 bloqueios no PR: deputados entram com ação por omissão do Governo

Seis deputados estaduais do Paraná, todos eles de oposição ao governador Ratinho Junior, entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o Governo do Paraná a cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determina o desbloqueio das estradas ocupadas por manifestantes bolsonaristas.

Os parlamentares sustentam na ação que o Governo está sendo omisso e requerem o cumprimento imediato da decisão de desbloqueio sob pena de multa, crime de responsabilidade e tipificação do delito de desobediência. São citados o governador Ratinho Junior, o secretário da Segurança Pública Wagner Mesquita e o comandante geral da Polícia Militar coronel Hudson Teixeira.

Pelo último boletim, divulgado hoje as 8h, eram 18 pontos com bloqueios nas estradas que cortam o Paraná: 16 pontos nas estradas estaduais e dois nas federais.

Conta uma fonte do Blog Politicamente, que depois do vídeo divulgado nas redes sociais pelo presidente Jair Bolsonaro, as manifestações foram desmobilizadas no Paraná. No vídeo, o Capitão afirmou que “é preciso respeitar o direito de ir e vir das pessoas” e que os protestos em rodovias prejudicam a economia do país.

Após a divulgação, começaram as desmobilizações nas estradas do Paraná. 

Dentro do Palácio Iguaçu, conta uma fonte, a notícia da ação no STF dos deputados de oposição, não causou preocupação. “O Governo não está medindo esforços para acabar com as manifestações e isso está acontecendo de forma pacífica”, contou. “A tendência é que hoje ou no máximo amanhã esta ação perca o objeto”, completou.

 

Foto: Rodolfo Bührer

Compartilhe nas redes