A disputa pelas duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), destinadas a magistrados dos Estados, terá 57 candidatos. Destes, 10 são desembargadores/desembargadoras do Paraná. É a unidade da federação com mais concorrentes.
Tribunais de Justiça de todo Brasil definiram nesta quinta-feira (1) a lista dos magistrados que irão concorrer às vagas de ministro do STJ. As duas cadeiras ficaram vagas em razão da aposentadoria do ministro Jorge Mussi e do falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. Os ministros do STJ vão eleger três candidatos e esta lista tríplice será encaminhada para o presidente Lula fazer a escolha do novo ministro.
Os magistrados do Tribunal de Justiça do Paraná que estão na disputa pelas duas vagas no STJ são: José Laurindo de Souza Netto, Tito Campos de Paula, Clayton de Albuquerque Maranhão, Octavio Campos Fischer, Ana Lúcia Lourenço, Fernando Antonio Prazeres, Mário Luiz Ramidoff, Fábio Marcondes Leite, Francisco Cardozo Oliveira e Givanildo Nogueira Constantinov.
Uma fonte do Blog Politicamente argumenta que o grande número de magistrados oriundos do Paraná pode inviabilizar as chances de um representante paranaense chegar ao STJ nesta disputa, já que as forças políticas acabam se diluindo.
O Blog Politicamente já tinha anunciado que o ex-presidente do TJPR José Laurindo de Souza Netto estava promovendo reuniões com ministros do STJ para viabilizar e articular apoios a sua candidatura.
O tribunal paulista foi o segundo que apresentou mais postulantes aos cargos no STJ — oito no total.
Está aberta ainda uma terceira vaga de ministro do STJ a ser preenchida pelo sistema de alternância, a um membro da advocacia. A vaga é decorrente da aposentadoria do ministro Félix Fischer.